Com
a exibição do último capítulo de Avenida Brasil, escrita por João
Emanuel Carneiro, a discussão sobre doutrinas de igrejas que proíbem ou
orientam seus fiéis a não assistirem a novelas volta à tona.
Avenida Brasil, além de apresentar uma personagem evangélica caricata, que causou protestos por parte de fiéis nas redes sociais, alcançou recordes de audiência e tornou-se assunto em todo o país.
Novelas são programas de ficção, escritos com temas diversos e
geralmente cotidianos, o que causa identificação aos telespectadores,
que podem acabar projetando sua realidade à história apresentada na
trama. Porém, entre líderes evangélicos, a permissão ou proibição aos
fiéis para assistirem às novelas não é unanimidade.
De acordo com o pastor Airton Evangelista da Costa,
presidente da Assembleia de Deus Ministério Palavra da Verdade, não há
problema algum em acompanhar as novelas: “Assistir a novelas é quase o
mesmo que assistir a filmes. Se não houver nelas qualquer tipo de
depravação, se de alguma forma edificam, ou se servem como meio de
distração, sem causar nenhum dano moral aos santos, não vejo nada de
anormal…
segunda-feira, 22 de outubro de 2012
NOVA ERA OCULTISMO E MISTICISMO > Seduzidos Pela Feiticaria Chique
Fiquei sabendo de uma festa de aniversário de uma pré-adolescente, filha de um grã-fino da alta sociedade inglesa, em que o tema foi "a feitiçaria". "Chique, não é mesmo?", sentenciavam alguns convidados.
Fiquei curioso e li mais sobre a matéria: muitos estavam fantasiados de personagens de vários seriados de TV, que defendem a bruxaria, outros de monstros e, claro, de Harry Potter e sua turma. Era tudo em um estilo elegante e havia até "zumbis". Não, não, a festa não ocorreu em uma santería cubana, nem em um terreiro de candomblé brasileiro e, tampouco, em uma casa de vodu haitiano. Esse fetichismo infantil foi realizado em uma casa luxuosa em Londres, com direito até a manobrista à porta para estacionar os carrões dos figurões que traziam seus filhos.
Hoje em dia, os feiticeiros estão presentes em inúmeros lugares: fantasiados nas ladeiras da cidade de Olinda durante o carnaval, nas telinhas das TVs e nos protestos globalizados pela paz mundial. Eles estão lá... muitas vezes tímidos freqüentadores de covens (grupos de pessoas que estudam e praticam a bruxaria) em sítios distantes dos centros urbanos. Outras vezes, exibidos e provocando aqueles que passam ao largo (com a mesma desenvoltura das prostitutas do "Bairro da Luz Vermelha", em Amsterdã).
sexta-feira, 19 de outubro de 2012
ESTUDO > Halloween Não é Brincadeira e Reforma é Coisa Séria
Muita gente não sabe, mas o Dia das Bruxas, o
Samhain ou Halloween, Ano Novo céltico (31 de outubro), tem uma conexão
com o Dia de Todos os Santos da Igreja Católica Romana. Este era
originalmente celebrado em maio, e não no primeiro dia de novembro.
No ano 608, o imperador romano Focas apaziguou o populacho dos territórios pagãos recentemente conquistados, permitindo-lhe combinar o antigo ritual de Samhain com o Dia de Todos os Santos. E, assim, o panteão de Roma, templo edificado para a adoração de uma multiplicidade de deuses, foi transformado em igreja.
No ano 608, o imperador romano Focas apaziguou o populacho dos territórios pagãos recentemente conquistados, permitindo-lhe combinar o antigo ritual de Samhain com o Dia de Todos os Santos. E, assim, o panteão de Roma, templo edificado para a adoração de uma multiplicidade de deuses, foi transformado em igreja.
NOTÍCIA > Culto vira caso de polícia em Minas Gerais
Na noite desta quarta-feira (17) a polícia
foi chamada durante um culto em uma igreja evangélica no bairro Jardim
Glória na cidade de Lavras, em Minas Gerais.
Um morador vizinho ao templo ligou o som em sua casa e posicionou os alto-falantes em direção à igreja que fica em frente, prejudicando a realização do culto. De acordo com o G1, o mesmo homem já havia sido sentenciado pelo Juizado Especial de Lavras à prestação de serviços comunitários por já ter atrapalhado o culto em outras ocasiões. Ele alegou aos policiais que se sente incomodado com o som da igreja e por isso tomou a atitude de usar seu próprio sistema de som para “superar” o som do templo religioso. Os envolvidos foram encaminhados para a delegacia para prestar depoimento e liberados em seguida. Discussão antiga A polêmica entre o som produzido pelas igrejas católicas e evangélicas é recorrente. |
ESTUDO > Os Grandes Reinos do Mundo
Aleluia! Aleluia! Aleluia!O clímax do Messias de Georg Friedrich Händel, extraído do último livro da Bíblia, descreve o evento mais significativo nas profecias: a revelação de Jesus Cristo. O apóstolo João escreveu as palavras, e elas ampliam uma profecia do Livro de Daniel, o qual apresenta o esboço da progressão da história humana, que culmina no mesmo glorioso evento.
Pois o Senhor onipotente reina...
O reino deste mundo
Se tornou o reino do Senhor e do Seu Cristo...
E Ele reinará para sempre...
Rei dos reis! E Grande Senhor!
Aleluia!
quarta-feira, 10 de outubro de 2012
TEMAS POLÊMICOS > A Igreja ao gosto do freguês
Duas igrejas são consideradas modelos desse movimento: Willow Creek Community Church (perto de Chicago), pastoreada por Bill Hybels, e Saddleback Valley Church (ao sul de Los Angeles) pastoreada por Rick Warren. Sua influência é inacreditável. Willow Creek formou sua própria associação de igrejas, com 9.500 igrejas-membros. Em 2003, 100.000 líderes de igrejas assistiram no mínimo a uma conferência para líderes realizada por Willow Creek. Acima de 250.000 pastores e líderes de mais de 125 países participaram do seminário de Rick Warren (\"Uma Igreja com Propósitos\"). Mais de 60 mil pastores recebem seu boletim semanal.
terça-feira, 9 de outubro de 2012
O Murmurador e Jesus
Imagine uma torre de blocos, eventualmente na forma
de pirâmide. Você remove um bloco e a torre se torna instável, e uma
parte pode até cair. Se você remover vários blocos, toda a torre
desmorona. A fofoca tem esse mesmo efeito na igreja.
Como a fofoca se manifesta? Ao longo dessa série, veremos as três faces da fofoca: o murmurador, o disperso e o intrometido – e o que Jesus fala sobre cada um.
Fofoca por toda parte
Como saber se você está fofocando? O Apóstolo Paulo alertou o jovem Timóteo, um líder da igreja, para controlar a fofoca que estava acontecendo de “casa em casa”. Infelizmente, nós não gastamos o mesmo tempo nas casas uns dos outros como a igreja primitiva fazia, mas isso não significa que não dispomos de meios para a fofoca. Hoje, a fofoca espreita no Facebook, em e-mails, em telefonemas, nas mensagens e na boa e velha forma cara-a-cara.Como a fofoca se manifesta? Ao longo dessa série, veremos as três faces da fofoca: o murmurador, o disperso e o intrometido – e o que Jesus fala sobre cada um.
Assinar:
Postagens (Atom)