segunda-feira, 12 de setembro de 2011

MEUS PECADOS SÃO MAIS GRAVES!








MATEUS  7: 1-5
 VERS. 1 e 2
“Não Julgueis para que não sejais julgados,
Porque com o juízo que julgardes sereis julgados e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós”.

Esta passagem quando mal interpretada incorre em dois extremos:


é comumente usada por pessoas que cometem todo tipo de erros e depois se apóiam erroneamente neste texto dizendo: quem é fulano, beltrano ou siclano para me julgar, não admito que nem me julgue..
Também existem outros que se apóiam no mesmo texto numa atitude farisaica e assumem um espírito hipercrítico, voltando-se contra as pessoas, não contra o erro ou a ideia errada em si.

“Jesus não está excluindo o julgamento, mas a forma como se julga”
Quando trouxeram a mulher adúltera até Jesus houve um julgamento ,no qual os acusadores não puderam condena-la e Jesus também não a condenou, porém proferiu sua sentença, “Vai e não peques mais”. João 8:11

João 7.24: “Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça”
1 Tessalonicenses 5.21: “julgai todas as coisas, retende o que é bom”

Vers. 3 e 4
“Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio”?
“Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu”?

Analisemos os termos : “argueiro” (karphós) e “trave” (dokós)
As duas palavras fazem referência à madeira. karphós é uma “pequena lasca de madeira”, enquanto dokós significa “tora, viga de madeira”
Jesus esta dizendo mais ou menos assim:
Quem é você para julgar teu irmão por ter cometido:
Adultério, quando adulteras em teu coração;
Mentira, quando mentes o tempo todo as escondidas;
Cobiça, quando em teu coração cobiças todo o tempo;

Vers. 5
“Hipócrita! Tira primeiro a trave(tora, viga) do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro(lasca) do olho de teu irmão”.
Analisemos a ilustração a seguir:
Havia uma mulher que todos os dias levantava muito cedo e começava a limpeza de sua casa,em certos momentos olhava pela sua vidraça e e via a vzinha estendendo suas roupas no varal, conversando consigo mesma dizia: esta minha vizinha não sabe lavar roupas ou não usa sabão pois suas roupas penduradas no varal são tão encardidas, sujas, nem parece estarem lavadas;
E todos os dias sucedia-se a mesma coisa, Certa feita a mulher decidiu lavar a vidraça por onde via a roupa da vizinha, qual foi sua surpresa ao ver as roupas branquinhas que chegavam a brilhar no varal, então com um bereve suspiro falou: Até que enfim minha vizinha aprendeu lavar roupas.
Moral : Ela não entendia que o que estava sujo era  sua vidraça e não as roupas da vizinhas

“Hipócrita! Tira primeiro a trave(tora, viga) do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro(lasca) do olho de teu irmão”.

Não podemos mudar as pessoas , mas podemos influência-las com nossas atitudes .

Mateus 7:12
“Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas”.

Cada pessoa é dotada de um perfil psicológico, não se trata do caráter que é transformado por  Deus e sim um perfil  que traça uma imagem aproximada de quem somos e, sobretudo, de como atuamos ou poderemos atuar nas diferentes situações da vida.
Note os perfis psicológicos:
1 – Colérico

É uma pessoa ativa, otimista e dinâmica. Líder nata, a colérica não tem medo de assumir riscos e de enfrentar desafios. É trabalhadora, tem uma enorme disposição física e demonstra muita determinação e perseverança.

Do lado negativo, o perfil colérico é extremamente agitado e impulsivo, tendendo ao egoísmo e arrogância. Muitas vezes demonstra insensibilidade e indiferença.

2 - Melancólico

É passiva, muito sensível e tímida. Extremamente criativa e imaginativa, a melancólica tem fortes tendências artísticas e pedagógicas. Possui grande empatia e é incapaz de ferir alguém.

Do lado negativo, tende a ser pessimista e ansiosa. Tem baixo nível de concentração, é distraída, dispersa e perde o foco facilmente. A melancólica tem dificuldade em cumprir tarefas, enfrentar desafios e correr riscos.

3 - Sanguíneo

É ativa, extremamente sociável e animada. Com alto grau de energia, demonstra grande capacidade de concentração e disciplina. Tem facilidade para trabalhar em equipe e lidera pelo exemplo. Preocupa-se com o futuro e com a sua independência.

Do lado negativo , às vezes demonstra ser crédula e boazinha demais. Também tem tendências a exagero e a acreditar nas próprias fantasias. A sanguínea costuma ser volúvel e indisciplinada.

4 - Fleumático

É passiva, dotada de uma calma acima do normal e com alto grau de eficiência e inteligência prática. Cumpridora, confiável e honestíssima, a fleumática é uma excelente sócia e parceira. Tem facilidade para cumprir tarefas, ler e pensar e se interessa por cultura, estudo e desenvolvimento profissional.

Do lado negativo, a fleumática é introvertida, indecisa e muito desconfiada. Ela se desmotiva com facilidade e se contenta com pouco. Tem fortes tendências para o comodismo e conformismo, além de ser muito conservadora e rígida. Encontra muita dificuldade em trabalhar em equipe.
Cada pessoa tem um perfil psicológico diferente, que nós não podemos mudar, o poder da transformação está em Deus.

Conclusão:
 Ao usar a ilustração do argueiro e da trave de madeira, o Senhor quis nos ensinar que o pecado maior e mais grave sempre é o nosso próprio. Não importa se o outro consumou relação sexual com outra pessoa e eu apenas olhei pornografia. Não importa se o outro assassinou alguém e eu apenas odiei em meu coração. O Senhor quer me ensinar que o pecado maior e mais grave sempre é o meu! Porque eu prestarei contas deles.
No olho do meu irmão sempre haverá uma lasca, um argueiro, enquanto no meu, sempre existirá uma enorme tora de madeira.
Matthew Henry colocou a coisa nos seguintes termos:

“Pois os pecados dos outros devem ser atenuados, enquanto os nossos devem ser agravados”


Ajude-nos Senhor,a compreendermos sua palavra sempre!


NOTAS:

[1] John R. W. Stott, Contracultura Cristã: A Mensagem do Sermão do Monte, (São Paulo: ABU, 1981), 81.

[2]Warren W. Wiersbe Comentário Bíblico Novo Testamento, (1ªedição ,Rio de Janeiro, Geografica Editora ,2009)

Pastora Paula Joia

2 comentários:

  1. Muito legal e bem aplicado os termos psicológicos, lembro-me de uma situação parecida aonde a vizinha olhava para a janela da outra vizinha e só via sujeira até o dia em que ela resolveu limpar a dela própria, e ai caiu em si do tamanho do julgamento errado que ela tava fazendo.
    Devemos limpar nossa vidraça todos os dias porque, todos temos vidraças e parar de ficar olhando na dos vizinhos ou na da lasca como diz o estudo ai em cima.
    Parabens pelo estudo ai!
    Abraços
    Altair

    ResponderExcluir
  2. valeu missionário Altair, Deus o abençoe sempre!

    ResponderExcluir