domingo, 6 de maio de 2012

TEMAS POLÊMICOS > É Pecado Um Crente Freqüentar a Igreja Católica?

Pergunta

Amado e querido Pastor Airton,
Sou evangélica desde que nasci, mas agora, com o "AVIVAMENTO" nas igrejas, ou seja, danças, shows,  etc., estou indo à Católica, onde há respeito pela Casa de Deus.  Obviamente, conhecedora da Palavra como sou, não me dirijo às imagens (hoje poucas, só de Maria, José e Jesus), mas são imagens e está no segundo Mandamento. Apenas vou, porque me sinto bem lá dentro.
ESTAREI PECANDO?
Aguardo resposta URGENTEMENTE!

Resposta

Estimada Léa, Enviei sua consulta a um grupo de irmãos, e eis as posições:

De Marcos Grillo:

À consulente do Pr. Airton, eu pediria que não se precipitasse. Há igrejas evangélicas, sobretudo as tradicionais (tantos as históricas — como a presbiteriana, a batista ou a luterana (especialmente a IELB) — quanto as pentecostais — como a Assembléia de Deus), onde ainda se pode observar reverência e temor a Deus. Existem centenas ou milhares de igrejas evangélicas no Brasil, não é possível que a irmã não encontre nenhuma onde se preste um culto a Deus com ordem e decência (I Coríntios 14.40). Ademais, essa irmã, mais cedo ou mais tarde, começará a depositar sua fé nas estátuas, em Maria, nos santos, no rosário, nas tradições e/ou na igreja romana como "única e verdadeira Igreja de Cristo", deixando de confiar tão-somente no Senhor Jesus Cristo, autor e consumador da nossa fé (Hebreus 12.2).
Quanto à vexatória diversidade de crenças e doutrinas observadas hoje na igreja evangélica, é inegável o malefício causado pela ausência de uma autoridade visível e legitimamente constituída. Talvez fosse necessário conclamar todos os evangélicos sinceramente interessados em obedecer à Palavra de Deus, a que retornassem às igrejas protestantes tradicionais, onde ainda se pode verificar um mínimo de decência, de ordem, de obediência às lideranças. Que abandonassem as igrejas edificadas por (e em torno de) líderes carismáticos dissidentes, sobretudo as neopentecostais. A que deixassem para trás as igrejas e comunidades onde a vivência religiosa seja muito mais antropocêntrica do que cristocêntrica, mais imanente do que transcendente.
O discurso católico pode parecer sedutor e acolhedor, na medida em que promete "segurança" sob a proteção do "sucessor de Pedro". A aparente homogeneidade da doutrina católica pode parecer um reconfortante contraste em relação à algazarra doutrinária característica das igrejas evangélicas hodiernas. Mas qual será o preço a ser pago por tão "preciosas" ofertas?
Não digo que nossos irmãos católicos estão inexoravelmente condenados ao inferno. A nós não é dado emitir tal julgamento (ainda que muitos católicos — e a própria igreja católica — condenem a nós, evangélicos, ao inferno!). Ou seja, Deus julgará aqueles que preferirem a igreja romana à(s) igreja(s) evangélica(s) (e vice-versa). Mas eu, particularmente, prefiro contentar-me tão-somente com a Palavra de Deus, consignada na Escritura Sagrada.
Não creio que ninguém será salvo em função da igreja a que pertença. Nossa salvação está em Jesus Cristo. NEle devemos depositar toda a nossa confiança.
PS: evidentemente, a hipótese da igreja domiciliar (culto nas casas) não pode nem deve ser descartada (ainda que essa eclesiologia sempre traga, em germe, o risco do personalismo). Na realidade, a única eclesiologia verdadeiramente confiável é aquela baseada simplesmente em Jesus Cristo e na Sua Palavra.

De Norma Braga:

Desculpem o desabafo, mas o assunto me inspira muita coisa...
O que se chama de "louvor" na igreja evangélica está se tornando verdadeiramente insuportável. Tenho ouvido muitos depoimentos de cristãos que não agüentam mais a barulhada da igreja e pararam de freqüentar justamente por isso. Eu canto no coral da minha igreja e tenho descoberto o que é um louvor de verdade com Bach e a música barroca em geral, cuja melodia em si já louva a Deus. Não sei explicar por que sinto isso, mas deve ter algo a ver com o fato de que a música barroca é linear, expressa uma continuidade, concentra a mente e enleva o pensamento - enquanto o 
pop-rock desconcentra, exalta as emoções, aumenta os batimentos cardíacos, deslocando corpo e mente da presença de Deus. (Henri poderia falar mais sobre isso!) Por coincidência, hoje mesmo fui a um culto em que a bateria tocava tão forte que vários dos que estavam comigo reclamaram entre si, e eu fiquei com um pouco de dor de cabeça. Depois que a música passou, demorei um longo tempo para deixar de conseguir ouvir as batidas do meu próprio coração, de tão grande o silêncio que se fez dentro de mim, por contraste. Sério! 
Junto da barulhada, as letras que não dizem nada; na pregação, a palavra rala, sem sabedoria, ou então arrasadora, daquele tipo que toma um personagem bíblico como um ideal perfeito de cristão e deixa todo mundo se sentindo mal por não estar "à altura" - ou seja, elege um supercrente na Bíblia e imagina que com isso edificará os irmãos, enquanto o que se produz é exatamente o oposto. Em tudo, a nulidade do ensino e a falta de incentivo à relação interpessoal estimulam a freqüentação ocasional em vez da comunhão. Se é isso que impede tais cristãos de freqüentarem a igreja, não estão errados. Hoje em dia, pelo menos nos grandes centros urbanos, uma boa igreja evangélica está se tornando raridade. O culto nas casas talvez seja uma boa alternativa a isso, ou talvez, na conjuntura atual, a única. A barulhada e a palavra sem seriedade estão enchendo a igreja de pessoas imaturas e dadas à exaltação emocional sem conteúdo, bem como afastando os adultos e os idosos, e ainda os jovens tranqüilos. Afastando justamente aquelas pessoas que deveriam poder encontrar em uma igreja o ambiente propício para centrar mente, coração e força em Deus. 
Estimada Léa,
Em tese, concordo com você: há excessos por aí. O assunto [sentir-me melhor assistindo a uma missa] é de foro muito íntimo. É bem provável que você esteja freqüentando a igreja católica provisoriamente; você não é católica; não acredita no purgatório; não faz pedido a pessoas falecidas nem as adora; não crê na transubstanciação (doutrina católica segundo a qual o pão e o vinho se transformam no corpo real de Jesus); não crê que um sacerdote possa perdoar seus pecados; não crê que a Igreja Católica é a verdadeira Igreja de Cristo e que fora dela não há salvação; não crê na salvação pelos sacramentos; não crê que o papa seja o representante de Cristo; não crê na infalibilidade papal; não crê na recente declaração de João Paulo II, que deu crédito à tese pagã da evolução da espécie humana, adotando o evolucionismo de Charles Darwin.
Diante de tais erros doutrinários, o barulho do louvor fica pequeno. Não saberia dizer se é pecado ou não, mas posso dizer que você tem o Espírito Santo que poderá lhe indicar a melhor opção. Eu não me sentiria bem freqüentado missas. Causam-me mal-estar. Mas essa é uma posição particular. Também não me sentiria bem numa igreja evangélica com roupas brancas salpicadas de manchas negras, isto é, uma igreja evangélica, mas com alguns ensinos antibíblicos. 
Não há igreja perfeita. Perfeição somente quando estivermos no céu. Dito isto, aconselho-a a visitar diversas igrejas evangélicas, até encontrar a que se adapte ao seu gosto, e em que você se sinta bem. Não se esqueça de pedir ajuda a Deus. 
No amor de Cristo
Tipo: Perguntas e Respostas
Autor: Pr. Airton Evangelista da Costa
Fonte www.estudosgospel.com.br

7 comentários:

  1. Maria não é adorada, a igreja não ensina isso,ela é venarada é uma mulher especial,a escolhida...cadê o respeito por as escolhas de Deus,bem aventurada es maria por seu maravilhoso 'SIM'...CREIO NA IGREJA UNA CATÓLICA E APOSTOLICA ROMANA,a igreja dos pobres, ogreja essa que não julga, não desrespeita.pois somos todos filhos de Deus, igreja fundada por Deus,VATICANO.

    ResponderExcluir
  2. Olá querido(ª) anônimo(ª), gostaría de você se identificasse porque anônimato significa: Aquele que não assina o que escreve, e não seria interessante defender sua fé nestes termos,Maria era uma boa mulher e foi muito honrada por Deus, mas ela era apenas uma mulher, nada mais, e não deve receber mais honra do que qualquer outro bom ser humano.a Igreja Católica aumentou a honra dada a Maria muito além deste nível. Os católicos referem-se a Maria como a “Mãe de Deus” Certamente ela foi a mãe de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Mas em nenhum lugar as Escrituras a chamam de “Mãe de Deus”. Além disso, ela não teve nada a ver com a natureza divina dele, que ele tem possuído desde a eternidade (João 1:1-3). Este título a eleva acima do próprio Deus, assim como fazem as práticas católicas em referência a Maria.
    O dogma católico também coloca Maria como uma virgem perpétua, até mesmo depois de seu casamento. “A Igreja ensina-nos que ela sempre foi uma Virgem – uma Virgem antes do seu casamento, durante sua vida de casada e após a morte de seu cônjuge” (Ibid. 138). Se isso fosse verdade, Maria teria falhado em cumprir suas obrigações com seu marido (1 Coríntios 7:3-5). A Bíblia sugere que ela teve relações sexuais com José (Mateus 1:25), nomeia quatro irmãos de Jesus e indica que ele também tinha irmãs (Mateus 13:55-56; Marcos 6:3). A doutrina da virgindade perpétua de Maria sugere que há algo impuro nas relações sexuais no casamento, enquanto a Bíblia indica que são puras (Hebreus 13:4).

    Além disso, os católicos romanos ensinam que Maria foi elevada em pessoa para o céu sem passar pela morte, uma doutrina chamada de Assunção (Ibid.134-162). Não há nenhuma prova nas Escrituras de que Maria é uma exceção à regra geral da humanidade: “aos homens é ordenado morrerem uma só vez” (Hebreus 9:27).

    A tradição católica ensina que Maria é a nossa “mediadora”, que intercede com seu Filho a nosso favor. Os católicos são ensinados a orarem a ela: “A Igreja exorta seus filhos a não apenas honrarem a Santa Virgem, mas também a invocarem sua intercessão.... Maria nunca entregou no céu seu título de Mãe de Jesus. Ela ainda é sua Mãe, e enquanto o adora como seu Deus ela ainda mantêm seus relacionamentos maternais, e ele exerce com ela a disposição amorosa de lhe conceder seu pedido, como o melhor dos filhos para com a melhor das mães” (Ibid 154-155).

    A “Ave Maria” é um exemplo de uma oração à Maria. A Escritura ensina que há “um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1 Timóteo 2:5). A única vez que é registrada que Maria intercedeu com Jesus a favor de outro, ele a repreendeu por interferir com seu ministério (João 2:4). A oração é um ato de adoração, e oração para Maria, apesar das negações dos católicos, é adoração a ela. Devemos adorar a Deus somente (Atos 10:25-26; Apocalipse 19:10; 22:8-9).
    O efeito de todas as tradições católicas sobre Maria é dar a ela uma honra que não pertence a nenhum simples humano: “Agora de todos que participaram no ministério da Redenção não há ninguém que preencheu uma posição tão exaltada, tão sagrada, quanto o ofício incomunicável da Mãe de Jesus...” (Ibid. 136). O próprio Jesus ensinou que aqueles que o obedecem têm um relacionamento mais íntimo com ele do que seus parentes físicos (Mateus 12:48-50; Marcos 3:33-35; Lucas 8:21). O Senhor declarou que “os que ouvem a palavra de Deus e a guardam” são mais bem-aventurados do que sua mãe (Lucas 11:27-28).





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Léa
      Permita que esclareça alguns pontos: a igreja católica não julga pessoas e sim faz correção fraternal. Como você pode constatar no CREDO rezado e crido, Noss SENHOR SUBUI AO CEU E VIRA JULGAR OS VIVOS E OS MORTOS, é desconhecimento ou ma fé quem diz o contrário, como também do ESCÂNDALO DA DIVISÃO, em 1corintios1,10,na experiência da conversão de Saulo, JESUS SE IDENTIFICA COM A IGREJA que era perseguida dita com clareza em ATOS 9,4.NOSSO SENHOR JESUS É REAFIRMADO COMO CABEÇA DO CORPO QUE É A IGREJA VEJA; cOLOSSENSES1,18. A unidade é QUERIDA POR JESUS QUE ORA NO EVANGELHO JOÃO 17,22. NÃO DESOBEDEÇAM A PALAVRA de efésios4,4-5 ...há um só corpo =633 espirito, um SO senhor, uma só fé , um só batismo. O SENHOR e não falsas exegeses garante que as portas do inferno não prevaleceram contra igreja Mt16,18, evangelho Mt 28,20etarei convosco todos dias até o fim do mundo, como ousam depois séculos dizer que Jesus errou
      QUESTÃO DEFINITIVA JESUS NÃO CONDENA IMAGENS NO NOVO TESTAMENTO quando fala de mandamentos como em Mt 22,36-38, Mc 12,28-30 e Mt 19,17-19), E a única vez – A ÚNICA! – Em que a Bíblia relata o Cristo se referindo alguma imagem religiosa, Ele não faz uma condenação, mas sim LIGA A SUA PESSOA AO SIMBOLISMO DESSA IMAGEM: “Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem, para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna” (Jo 3,14-15).
      Trata-se da serpente de bronze que Deus mandou Moisés fabricar e fixar sobre um poste. Jesus se comparou a uma imagem feita por mãos humanas! Tenho certeza de que muitos irmãos não católicos, mesmo já tendo lido essa passagem mil vezes, jamais tinham parado para ver a realidade sob este ângulo. Prevejo angústia em certos coraçõezinhos…

      Excluir
  3. Continuação da resposta ao anônimo: Quanto a igreja católica ser fundada por Deus e ser a igreja dos pobres isto denota uma falta de conhecimento muito grande principalmente da plavra de Deus porque a doutrina desta "única Igreja verdadeira" pode ser atribuída a um verso das Escrituras, o qual, quando comparado com outras Escrituras, não dá mostras de ensinar tal doutrina. Quando Jesus indagou aos seus discípulos quem ele era, Pedro respondeu:
    "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo." Mateus 16:16
    Em seguida Jesus respondeu a Pedro:
    "...Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela." Mateus 16:18
    O Catolicismo reitera que o Senhor estava se referindo a Pedro como a rocha, e então tem construído a religião Católica totalmente sobre tal premissa. Mas todas as demais Escrituras pertinentes declaram que Jesus estava se referindo a si mesmo como a rocha e não a Pedro.
    "E beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que o seguia. E a pedra era Cristo." 1 Coríntios 10:4
    Jesus não é apenas a rocha, ele é a pedra angular da Igreja.
    "Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular." Efésios 2:20
    Antes, no Velho Testamento, já fora profetizado que Jesus, o qual seria rejeitado pelos homens, tornar-se-ia a pedra angular da Igreja:
    "A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular." Salmo 118:22
    O próprio Pedro, o suposto primeiro Papa, confessa que Jesus Cristo é a pedra angular da Igreja:
    "…em nome de Jesus Cristo, o Nazareno… Este Jesus é a pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou pedra angular." Atos 4:10-11
    "...A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra angular." 1 Pedro 2:7
    Conforme as Escrituras, Pedro NÃO é a rocha:

    "Pois quem é Deus senão o Senhor? E quem é rochedo senão o nosso Deus?" Salmo 18:31
    "Porque proclamarei o nome do Senhor. Engrandecei o nosso Deus. Eis a Rocha..." Deuteronômio 32:3-4
    "Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa: dele vem a minha salvação. Só ele é a minha rocha e a minha salvação." Salmo 62:1-2
    "Mas o Senhor é o meu baluarte e o meu Deus, o rochedo em que me abrigo." Salmo 94:22
    Quem é a cabeça da Igreja?
    Apesar de todas essas Escrituras, o Catolicismo ainda insiste em que Pedro foi a rocha e que seus sucessores são a cabeça da Igreja:
    "A única Igreja de Cristo... é aquela que nosso Salvador, depois da sua Ressurreição, entregou a Pedro para apascentar e confiou a ele e aos demais apóstolos para propagá-la e regê-la... Esta Igreja constituída e organizada neste mundo como uma sociedade, subsiste (subsistit in) na Igreja Católica governada pelo sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele." P. 234, #816 Catecismo da Igreja Católica (1994)
    Mas a Bíblia declara que Jesus Cristo, e não Pedro e seus sucessores, é a cabeça da Igreja:
    "Ele (Cristo) é a cabeça do corpo da Igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as cousas ter a primazia."
    Colossenses 1:18
    "E pôs todas as cousas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as cousas, o deu (Cristo) à Igreja." Efésios 1:22
    "Mas seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo." Efésios 4:15
    A "igreja" bíblica
    Quando a Bíblia usa a expressão "a Igreja" ela se refere a todos os que confiam somente em Jesus Cristo para a salvação, não especialmente aos membros da Igreja Católica:
    "À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo."
    1 Coríntios 1:2

    ResponderExcluir
  4. Quanto a igreja dos pobres, isso chega a ser cômico, só pra você ter uma idéia: O Vaticano, ou Estado da Cidade do Vaticano, é um micropaís considerado o menor do mundo; ocupa uma área de 0,44 km², onde vivem cerca de 1.000 habitantes.
    Esse minúsculo país está localizado na zona norte da cidade de Roma, capital da Itália.
    O micropaís em questão possui seus próprios embaixadores e representantes, além de um jornal oficial, uma estação de rádio e uma força militar, a chamada Guarda Suíça.
    Nas instalações do Vaticano existem linhas ferroviárias, heliporto, correios, quartéis militares, palácios e gabinetes governamentais, instituições de ensino superior, embaixadas, além de áreas destinadas à cultura e arte.
    Proporcionalmente, o Vaticano é considerado o país mais rico do mundo. Segundo estudiosos, esse dado pode ser explicado a partir da verificação da renda per capita da nação, cerca de 416 mil dólares.
    Os recursos financeiros obtidos pelo Estado do Vaticano são oriundos de donativos e do turismo desenvolvido em suas instalações, como igrejas, basílicas, pinturas, esculturas, entre outras.
    No interior do palácio que abriga o Papa, existem cinco mil quartos, duzentas salas de espera, vinte e dois pátios, cem gabinetes de leitura, trezentas casas de banho e mais duzentas dependências para hospedar diplomatas.
    Agora eu te pergunto? e o "Voto de Pobreza"!
    Com muito amor eu te aconselho a conhecer o verdadeiro evangelho puro e simples do Senhor Jesus Cristo, verdadeiro e único,e não um evangelho firmado em religiosidade que só serve para afastar as pessoas de Deus, um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Cara Léa
    Permita que esclareça alguns pontos: a igreja católica não julga pessoas e sim faz correção fraternal. Como você pode constatar no CREDO rezado e crido, Noss SENHOR SUBUI AO CEU E VIRA JULGAR OS VIVOS E OS MORTOS, é desconhecimento ou ma fé quem diz o contrário, como também do ESCÂNDALO DA DIVISÃO, em 1corintios1,10,na experiência da conversão de Saulo, JESUS SE IDENTIFICA COM A IGREJA que era perseguida dita com clareza em ATOS 9,4.NOSSO SENHOR JESUS É REAFIRMADO COMO CABEÇA DO CORPO QUE É A IGREJA VEJA; cOLOSSENSES1,18. A unidade é QUERIDA POR JESUS QUE ORA NO EVANGELHO JOÃO 17,22. NÃO DESOBEDEÇAM A PALAVRA de efésios4,4-5 ...há um só corpo =633 espirito, um SO senhor, uma só fé , um só batismo. O SENHOR e não falsas exegeses garante que as portas do inferno não prevaleceram contra igreja Mt16,18, evangelho Mt 28,20etarei convosco todos dias até o fim do mundo, como ousam depois séculos dizer que Jesus errou
    QUESTÃO DEFINITIVA JESUS NÃO CONDENA IMAGENS NO NOVO TESTAMENTO quando fala de mandamentos como em Mt 22,36-38, Mc 12,28-30 e Mt 19,17-19), E a única vez – A ÚNICA! – Em que a Bíblia relata o Cristo se referindo alguma imagem religiosa, Ele não faz uma condenação, mas sim LIGA A SUA PESSOA AO SIMBOLISMO DESSA IMAGEM: “Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem, para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna” (Jo 3,14-15).
    Trata-se da serpente de bronze que Deus mandou Moisés fabricar e fixar sobre um poste. Jesus se comparou a uma imagem feita por mãos humanas! Tenho certeza de que muitos irmãos não católicos, mesmo já tendo lido essa passagem mil vezes, jamais tinham parado para ver a realidade sob este ângulo. Prevejo angústia em certos coraçõezinhos…
    http://www.midiagospel.com.br/polemicos/e-pecado-um-crente-frequeentar-a-igreja-catolica


    ResponderExcluir
  6. Cara Léa
    Permita que esclareça alguns pontos: a igreja católica não julga pessoas e sim faz correção fraternal. Como você pode constatar no CREDO rezado e crido, Noss SENHOR SUBUI AO CEU E VIRA JULGAR OS VIVOS E OS MORTOS, é desconhecimento ou ma fé quem diz o contrário, como também do ESCÂNDALO DA DIVISÃO, em 1corintios1,10,na experiência da conversão de Saulo, JESUS SE IDENTIFICA COM A IGREJA que era perseguida dita com clareza em ATOS 9,4.NOSSO SENHOR JESUS É REAFIRMADO COMO CABEÇA DO CORPO QUE É A IGREJA VEJA; cOLOSSENSES1,18. A unidade é QUERIDA POR JESUS QUE ORA NO EVANGELHO JOÃO 17,22. NÃO DESOBEDEÇAM A PALAVRA de efésios4,4-5 ...há um só corpo =633 espirito, um SO senhor, uma só fé , um só batismo. O SENHOR e não falsas exegeses garante que as portas do inferno não prevaleceram contra igreja Mt16,18, evangelho Mt 28,20etarei convosco todos dias até o fim do mundo, como ousam depois séculos dizer que Jesus errou
    QUESTÃO DEFINITIVA JESUS NÃO CONDENA IMAGENS NO NOVO TESTAMENTO quando fala de mandamentos como em Mt 22,36-38, Mc 12,28-30 e Mt 19,17-19), E a única vez – A ÚNICA! – Em que a Bíblia relata o Cristo se referindo alguma imagem religiosa, Ele não faz uma condenação, mas sim LIGA A SUA PESSOA AO SIMBOLISMO DESSA IMAGEM: “Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem, para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna” (Jo 3,14-15).
    Trata-se da serpente de bronze que Deus mandou Moisés fabricar e fixar sobre um poste. Jesus se comparou a uma imagem feita por mãos humanas! Tenho certeza de que muitos irmãos não católicos, mesmo já tendo lido essa passagem mil vezes, jamais tinham parado para ver a realidade sob este ângulo. Prevejo angústia em certos coraçõezinhos…



    ResponderExcluir